Gleisi descarta apoio do PT a Cláudio Castro no RJ: "Conversa é com PSB, PCdoB e PSOL"

A presidenta do PT participou de reunião com lideranças do estado e com Lula após Washington Quaquá defender Cláudio Castro no palanque do ex-presidente

Reproduçao
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais nesta sexta-feira (15) para comentar sobre reunião em que participou no Rio de Janeiro com o ex-presidente Lula e lideranças locais. A pauta do encontro foi a posição da legenda no pleito de 2022 no estado. Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá (RJ) e membro da direção nacional do PT, defende palanques múltiplos, incluindo o governador Cláudio Castro (PL), próximo do bolsonarismo.

"Muito boa reunião com lideranças do PT Rio. O partido segue firme na construção de aliança com partidos progressistas e de esquerda para enfrentar a destruição do governo Bolsonaro", afirmou no Twitter. "No Rio nossa conversa é com PSB, PCdoB, PSOL e os que querem que a democracia e direitos do povo prevaleçam", completou.

Além de Gleisi, Lula e Quaquá, participaram do encontro a deputada federal Benedita da Silva, o deputado estadual André Ceciliano (presidente da Alerj), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o vereador Lindbergh Farias e o presidente estadual do PT, João Maurício.

Quaquá é o principal defensor da tese dos múltiplos palanques e tenta costurar uma candidatura de Ceciliano ao Senado com o apoio de Cláudio Castro. Essa proximidade com o atual governador gerou incomodo no PT do Rio. O dirigente chegou a mandar indiretas para correligionários nas redes e a atacar jornalista do Extra.

João Maurício publicou nota na quinta-feira (14) dizendo que o partido faz oposição ao atual governador. O PT vem costurando aliança com o PSB para apoiar a candidatura de Marcelo Freixo

Além de Castro, Quaquá busca apoio a Lula de Rodrigo Neves (PDT) e de um possível candidato do PSD de Eduardo Paes.

Após o encontro com Lula, ele também se manifestou nas redes: "Sai agora de uma reunião com nosso presidente Lula! Lula é a prioridade! Não é por nós! É pelo Brasil! O povo brasileiro precisa dele! Não tem projeto pessoal e nem interesse estadual que se sobreponha a necessidade de ele voltar a governar e mudar pra melhor s vida do povo! Lula de novo!".

https://twitter.com/gleisi/status/1449152190317273092
https://twitter.com/JoaozinhoPTRJ/status/1449159503795081219