Gleisi Hoffmann: Ao negar acordo para analisar impeachment de Bolsonaro, Baleia perderá votos do PT

Análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro é uma das condições para apoio do PT à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara. "É uma mentira", disse deputado do MDB em entrevista

Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a declaração de Baleia Rossi (MDB-SP), de que "não há compromisso" na frente ampla em torno da análise de impeachment de Jair Bolsonaro (Sem Partido), fará com que ele perca votos de parlamentares da sigla na eleição para a presidência da Câmara.

"Dar resposta a crimes do Executivo é o item 3.6 do compromisso de Baleia Rossi c/ oposição. Inclui analisar denúncias de crimes do presidente da República, mesmo q ñ haja acordo p/ aprovar impeachment. Ao negar o q tratamos e fechar essa possibilidade, Baleia perderá votos no PT", tuitou Gleisi na manhã deste domingo (10).

https://twitter.com/gleisi/status/1348259199701176321

Em entrevista a Julia Chaib, na Folha de S.Paulo, Baleia Rossi disse que "não há nenhum compromisso, como muitos falam, de abertura de impeachment" contra Bolsonaro.

"Não há nenhum compromisso, como muitos falam, de abertura de impeachment. É uma mentira. [Dar início] é uma prerrogativa do presidente da Câmara, mas nós precisamos, ainda mais neste momento em que a pandemia dá sinais de crescimento, de estabilidade", afirmou.

Rossi é o candidato da frente de oposição liderada por Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição para a presidência da Câmara, que ganhou apoio do PT e partidos do campo progressista contra o Arthur Lira (PP-AL), que representa Jair Bolsonaro.

Em reunião na última segunda-feira (4), a bancada do PT definiu apoio a Baleia Rossi em votação apertada - 27 favoráveis contra 23 que defenderam candidatura própria ou de esquerda. Um deputado (Zé Neto) se absteve e Vander Loubet não participou da votação.

A inclusão da análise de pedidos de impeachment do presidente foi uma das condições – senão a mais importante – exigidas pelo PT para firmar o apoio.