O que o brasileiro pensa?
29 de junho de 2020, 17h40

Gleisi Hoffmann comenta sobre recessão: “Avisamos que Guedes mentia”

Estudo apresentado por pesquisadores da FGV aponta que recessão no Brasil começou antes da pandemia

Montagem

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comentou nesta segunda-feira (29) sobre a pesquisa revelada pela Fundação Getúlio Vargas que mostra que a recessão chegou ao Brasil antes mesmo da pandemia do novo coronavírus começar.

“Estudo da FGV comprova o que falávamos. Recessão no Brasil começou no 1° tri, antes da chegada da pandemia. Avisamos que Guedes mentia quando afirmava que economia brasileira ia decolar se não fosse o vírus. Tudo falácia, rebatida pelo estudo. Essa narrativa não cola mais, Guedes”, afirmou a deputada federal.

A pesquisa revelada nesta segunda-feira pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas (FGV), contraria as afirmações de Guedes de que o Brasil estaria “decolando” antes da pandemia e mostra que o primeiro trimestre de 2020 foi de recessão.

“O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020”, informou, em comunicado, o grupo, ligado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV.

Embora alguns economistas utilizem a métrica de que recessão é o período marcado por dois trimestres seguidos de queda na atividade, o Codace considera uma análise mais ampla de dados. Para o comitê, o declínio na atividade econômica de forma disseminada entre diferentes setores econômicos é denominado recessão.

O primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil foi no final de fevereiro e o isolamento social começou em algumas capitais no final de março.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum