Gleisi Hoffmann comenta sobre recessão: “Avisamos que Guedes mentia”

Estudo apresentado por pesquisadores da FGV aponta que recessão no Brasil começou antes da pandemia

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comentou nesta segunda-feira (29) sobre a pesquisa revelada pela Fundação Getúlio Vargas que mostra que a recessão chegou ao Brasil antes mesmo da pandemia do novo coronavírus começar.

“Estudo da FGV comprova o que falávamos. Recessão no Brasil começou no 1° tri, antes da chegada da pandemia. Avisamos que Guedes mentia quando afirmava que economia brasileira ia decolar se não fosse o vírus. Tudo falácia, rebatida pelo estudo. Essa narrativa não cola mais, Guedes”, afirmou a deputada federal.

A pesquisa revelada nesta segunda-feira pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas (FGV), contraria as afirmações de Guedes de que o Brasil estaria “decolando” antes da pandemia e mostra que o primeiro trimestre de 2020 foi de recessão.

“O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020”, informou, em comunicado, o grupo, ligado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV.

Embora alguns economistas utilizem a métrica de que recessão é o período marcado por dois trimestres seguidos de queda na atividade, o Codace considera uma análise mais ampla de dados. Para o comitê, o declínio na atividade econômica de forma disseminada entre diferentes setores econômicos é denominado recessão.

O primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil foi no final de fevereiro e o isolamento social começou em algumas capitais no final de março.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR