De Gleisi ao PSDB: Live de Bolsonaro gera reações negativas

"O que vimos hoje é extremamente grave", protestou Gilberto Kassab, presidente do PSD

Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

A live realizada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (29) em que ele acabou admitindo não ter as prometidas provas de supostas fraudes no sistema eleitoral brasileiro provocou reações no mundo político.

Figuras de oposição e de partidos do chamado centrão reagiram à transmissão em que o presidente exibiu vídeos desconexos, fez campanha eleitoral antecipada para 2022 em TV pública e levantou insinuações contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)Luís Roberto Barroso.

O TSE, inclusive, já havia desmentido boatos disseminados pelo presidente na transmissão.

PT

"Bobageira mentirosa de Bolsonaro na live que iria comprovar fraude nas urnas eletrônicas. O Palácio do Alvorada virou palanque eleitoral. Só fraudaram o 1* turno de 2018? Cadê as provas de fraude nas urnas?? Ele mesmo disse, 'não temos provas'!!! Tem de ser interpelado judicialmente", escreveu a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no Twitter. A deputada federal dá destaque ao fato de Bolsonaro ter usado a TV Brasil para promover suas teses infundadas e atencipar o debate eleitoral de 2022.

Vice-presidente da Câmara

Quem também usou o Twitter para criticar a gravação foi o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM). "Como já era de se esperar, a montanha pariu um rato. Em live, Bolsonaro não apresenta nenhuma prova (ninguém racional esperava que apresentasse) de fraude na urna eletrônica. Usa suas frases desconexas e sua verborragia agressiva contra as instituições para animar sua plateia", tuitou.

PSDB

O PSDB, que voltou a ser usado pelo presidente para difundir a tese da fraude eleitoral, também criticou o mandatário. "O presidente Bolsonaro prometeu apresentar provas de que as eleições brasileiras foram fraudadas por meio das urnas eletrônicas. No lugar disso ofereceu um festival de argumentos constrangedores e patéticos. O máximo que conseguiu é deixar a sociedade perplexa com o nível das bizarrices apresentada. Prova mesmo é que temos um presidente dado a paranoias e teorias da conspiração. O PSDB segue confiando no sistema eleitoral brasileiro", disse o presidente da legenda, Bruno Araújo, em nota.

PSD

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, foi outro que não gostou da transmissão ao vivo. "O que vimos hoje é extremamente grave. É um absurdo um presidente da República vir a público dizendo que tem uma denúncia e apresentá-la sem provas. Ele não tem provas. Fica claro, para qualquer observador, que ele quer confusão em 2022. Nenhum cidadão tem o direito de promover no país uma insegurança como essa, muito menos o presidente da República", disse o dirigente em entrevista a O Antagonista.

PSOL

Em mensagem publicada no Twitter, o PSOL lembrou que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que Bolsonaro apresentasse provas das suas acusações de fraude, o que o mandatário, no entanto, ainda não fez. "Intimado a apresentar, até hoje não mostrou nada. Hoje 'convocou' live para apresentar as tais provas e até agora só bravatas e lorotas. De prova, só que é um completo imbecil", escreveu o perfil oficial do partido.

https://twitter.com/gleisi/status/1420883734480527360
https://twitter.com/marceloramosam/status/1420879470345469957
https://twitter.com/PSDBoficial/status/1420887351656652805
https://twitter.com/psol50/status/1420873778700107777