Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de agosto de 2019, 13h00

Glenn comenta enfraquecimento de Moro: “Só sobrou apoio da extrema direita”

Moro e Glenn Greenewald (Montagem/ Agência Câmara)

O jornalista Glenn Greenwald, um dos fundadores do Intercept e principal responsável pelas reportagens da Vaza Jato, falou na manhã desta terça-feira (27) sobre o enfraquecimento político do ex-juiz Sergio Moro e do procurador Deltan Dallagnol por conta dos vazamentos e denúncias de alinhamento político na força-tarefa de Curitiba. Glenn disse que Moro perdeu sua força e que hoje só pode contar com o apoio da extrema direita.

“Ele é uma figura bem mais fraca do que obviamente era há 6 meses atrás, quando todo mundo tinha medo dele, inclusive o próprio presidente Jair Bolsonaro”, comentou o jornalista à Fórum. “Moro era a pessoa mais poderosa do país, crucial para a legitimidade de Bolsonaro, e agora ele tem um apoio muito específico, principalmente da direita-extremista, e não é mais uma figura respeitável por todo mundo”, completou.

Glenn também mencionou que, com a divulgação das conversas privadas da força-tarefa da Lava Jato, as pessoas tomaram consciência de que o ex-juiz é uma pessoa com “ideologia muito específica” e que isso bate de frente com o papel profissional dele, diminuindo seu tamanho e força.

Para o jornalista, a situação é muito parecida com a do procurador Deltan Dallagnol, também envolvido na Vaza Jato. “Isso está destruindo a credibilidade deles”, comentou Glenn. “A questão mais importante é que eles fizeram coisas corruptas, inapropriadas, ilegais e mentiram o tempo todo para o público, falando que nunca vazaram nada sobre a investigação, que nunca colaboraram com o juiz Moro”, acrescentou.

Atualmente Deltan Dallagnol está sendo processado pelo Conselho Nacional dos Ministérios Públicos (CNMP), mesmo após manobra do procurador para suspender o julgamento contra ele, em decisão do juiz Nivaldo Brunoni, amigo de Sérgio Moro.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum