Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 12h33

Glenn Greenwald afirma que daqui a pouco nem a Globo conseguirá negar quem Moro realmente é

Glenn comenta matéria da Folha com a "reação de Moro à crise de candidaturas laranjas no PSL”

Bolsonaro com Moro e o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept (Montagem)

O diretor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, afirmou nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (7), que carregar o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, está se “tornando impossível para todos”. Segundo ele, nem a Globo, em breve, conseguirá negar mais quem ele é.

Glenn comenta matéria da Folha com a “reação de Moro à crise de candidaturas laranjas no PSL”. A matéria aponta que a reação do ministro, de defesa imediata do presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), surpreendeu juízes e também o Ministério Público Federal (MPF).

Entenda o caso

Após as revelações de suspeita de caixa dois na campanha de Bolsonaro, publicadas neste domingo, a Polícia Federal (PF) sugeriu a abertura de uma segunda investigação em decorrência do caso de candidatas laranjas do PSL, desta vez especificamente para as contas de campanha do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Moro, a quem a Polícia Federal está subordinada, publicou em suas redes sociais neste domingo uma enfática defesa do presidente, apesar de as investigações estarem sob sigilo.

“Jair Bolsonaro fez a campanha presidencial mais barata da história. Manchete da Folha de S.Paulo de hoje não reflete a realidade. Nem o delegado, nem o Ministério Público, que atuam com independência, viram algo contra o PR [presidente da República] neste inquérito de Minas. Estes são os fatos”, afirmou.

Ameaças à imprensa

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, acusou o golpe. Após as denúncias de caixa dois em sua campanha, ele foi às redes sociais e fez uma ameaça velada às empresas “que anunciam nesse nesse jornaleco (sic)”.

Para o presidente, “a Folha de São Paulo avançou a todos os limites, transformou-se num panfleto ordinário às causas dos canalhas”. Ele afirmou ainda que “om mentiras, já habituais, conseguiram descer às profundezas do esgoto”.

Ao final, após inúmeras explicações, Bolsonaro diz: “o que mais me surpreende são os patrocinadores que anunciam nesse jornaleco chamado de Folha de São Paulo (sic)”.

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum