Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de abril de 2018, 11h21

Globo acusa Lula de lavar propina com palestras, serviço que ela mesma contratou do ex-presidente

Jornal dá, em editorial, a receita para a delação de Palocci

Em editorial publicado nesta sexta-feira (27), o jornal O Globo caiu em contradição. Ao tentar dar a receita para a delação premiada de Antônio Palocci, o diário da familia Marinho faz uma lista do que o ex-ministro deveria apontar como lavagem de propina.

Entre elas estão, conforme o jornal, “pagamentos pelos bons serviços prestados por Lula aos negócios da empresa (Odebrecht), disfarçados de remuneração por palestras”. A própria Globo, no entanto, contratou palestra do ex-presidente, conforme indica lista publicada em agosto de 2015 pelo Instituto Lula.

A receita do Globo para Palocci segue, em um corolário de sugestões sem provas:

Mas é preciso detalhar como Emílio Odebrecht atendeu ao pedido de dona Marisa Letícia para concluir a reforma do sítio de Atibaia, mal iniciada por outros, menos qualificados que a maior empreiteira do país. Bem como os pagamentos pelos bons serviços prestados por Lula aos negócios da empresa, disfarçados de remuneração por palestras. Que até podem ter sido proferidas, mas que serviram de biombo para escamotear as transferências ilegais. E há, ainda, a cobertura vizinha ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo, “lavada” por meio de um aluguel pago a um parente de José Carlos Bumlai. Do pacote da corrupção, ainda consta a compra de um terreno em que seria edificado o Instituto Lula. A empreiteira também pagou despesas pessoais do presidente, segundo Palocci. Nos termos do ex-ministro, Lula e Emílio fizeram um “pacto de sangue”.

Leia o editorial na íntegra aqui

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum