Um dia após lançamento pela Globo de candidatura Eduardo Leite, Aécio fala que PSDB pode acabar em 2022

O ex-governador diz apostar na terceira via, nem que ela venha de fora do ninho tucano

Aécio Neves. Foto Lula Marques/Agência PT
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) parece mesmo apostar em uma candidatura fora do seu partido. Um dia depois do Jornal Nacional da Rede Globo lançar a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o ex-governador mineiro e candidato derrotado às eleições presidenciais de 2014 resolveu apostar na terceira via em entrevista ao Metrópoles.

Nem que, para isso, ela venha de fora do ninho tucano.

“Acho que o PSDB tem de ter muito juízo. O que eu temo é que uma candidatura que surja única e exclusivamente em razão de uma vontade pessoal ou da força de uma determinada máquina política possa nos levar ao definhamento”, afirmou.

Aécio disse ainda: “se essa polarização se confirmar, ela vai gerar um cansaço tamanho na população que, depois de 2022, vai voltar a ter um espaço maior para partidos como o PSDB, que tem projetos para o país, que pensa o país do ponto de vista da economia, do ponto de vista social, que tem uma história para propagar. O PSDB tem que tomar um cuidado grande para não acabar nesta eleição. Tem que ter um cuidado grande para não tomar um caminho errado de isolamento absoluto e voltarmos amanhã como um partido nanico na Câmara dos Deputados”, disse.

Sobre as possíveis candidatura pela terceira via, Aécio afirmou: “acho bom que se discuta internamente esse nome. Esse pré-candidato deve se reunir com outras forças políticas e, se ele obtiver apoios substantivos, poderá vir a ser o candidato. Mas, se não obtiver, deverá ter a responsabilidade de construir esse apoio em torno de outra candidatura, mesmo que não seja do PSDB”, defendeu o deputado.

Ao final, o ex-governador ainda criticou os tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que aderiram ao Fora Bolsonaro:

“Eu estou no time do PSDB. Eu não sou do time do Bolsonaro nem do time do Lula. Eu acho que a negação de um significa a aceitação do outro. Eu sou um fervoroso defensor de uma terceira via”, disse.

Com informações do Metrópoles