Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de agosto de 2019, 12h31

Globo já torce por prisão de Lula em “cela coletiva”

O Globo cita fontes da Lava Jato para dizer que o ex-presidente deve ficar custodiado, em um primeiro momento, na Superintendência Regional da PF em São Paulo, no bairro da Lapa

O ex-presidente Lula (Arquivo)

Pouco depois da divulgação da decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, que acatou o pedido da Superintendência da Polícia Federal para a transferência de Lula para São Paulo, o jornal O Globo, da família Marinho, soltou nota especulando sobre a prisão do ex-presidente em cela coletiva.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

A reportagem, assinada por Flávio Freire, é baseada em trecho da decisão de Lebbos, que diz que a “cela especial poderá consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequados à existência humana”.

A defesa de Lula contesta a decisão da juíza de negar Sala de Estado Maior mesmo com “precedentes já observados em relação a outro ex-presidente da República”.

Lula é vítima de intenso constrangimento ilegal imposto por parte do Sistema de Justiça. A Defesa tomará todas as medidas necessárias com o objetivo de restabelecer a liberdade plena do ex-Presidente Lula e para assegurar os direitos que lhe são assegurados pela lei e pela Constituição Federal”, diz a nota assinado pelo advogado Cristiano Zanin.

Lapa
Na reportagem, O Globo cita fontes da Lava Jato para dizer que o ex-presidente deve ficar custodiado, em um primeiro momento, na Superintendência Regional da PF em São Paulo, no bairro da Lapa.

“Depois, a Vara de Execuções Penais de SP solicitará à administração penitenciária do Estado informações sobre vagas disponíveis para, em seguida, decidir para onde encaminhará o ex-presidente”, especula a reportagem.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum