Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de março de 2018, 09h14

Globo perde qualquer limite e cobra publicamente voto de Rosa Weber contra Lula

O jornal da família Marinho chama a prisão em segunda instância de “jurisprudência dominante” e condena a votação de habeas corpus para Lula

O jornal O Globo publicou artigo nesta quinta-feira (22), assinado por Joaquim Falcão, onde insinua que o “equilíbrio”, o “rumo da democracia”, seria a negação do habeas corpus a Lula e, consequentemente, a sua prisão imediata. E, mais ainda, quem tem demonstrado esse “equilíbrio” seria a ministra Rosa Weber.

“A possibilidade de o Supremo encontrar o rumo que a democracia precisa está dentro dele próprio. Todos os votos contam no julgamento do habeas corpus de Lula. Mas, em condições normais de temperatura e pressão, voto decisivo será o da ministra Rosa Weber.

“Ela tem sido o equilíbrio institucional do STF. E esse equilíbrio começa com seu comportamento como ministra. Desde que assumiu, Rosa não fala fora dos autos, respeitando o que manda a lei.

Logo após rasgar elogios à discrição e atuação de Rosa Weber, o jornal da família Marinho chama a prisão em segunda instância de “jurisprudência dominante” e condena a votação de habeas corpus para Lula:

“O que esse comportamento da ministra, de fortalecimento institucional da Corte, tem a ver com o julgamento de Lula?

“Simples. A jurisprudência dominante diz que é válida prisão em segunda instância. Donde habeas corpus, de Lula ou qualquer outro, não é a via legal para mudar jurisprudência. Mas apenas para aplicá-la.

“Para mudar a via, a estrada é outra. É a ação declaratória de constitucionalidade. Que não está em pauta.

Posto isto, o artigo lembra que o TRF-4 pautou a decisão que pode levar à prisão de Lula para a próxima segunda-feira (26) e joga com todas as tintas para “legalizar” todo o processo:

“O Supremo vai respeitar ou não os caminhos que o Legislativo, a Constituição, o Código de Processo e o regulamento, que ele próprio estabeleceu para si, determinam? O que acontece quando o STF for contra a lei? Supremo de atalhos processuais?

“O STF precisa voltar ao equilíbrio que Rosa Weber tem simbolizado. Equilíbrio, por favor, em nome da Rosa.

Ao final, o Globo coloca a cereja no bolo e aposta no herói do dia:

“A propósito: o ministro Luís Roberto Barroso teve que agir nesta quarta-feira em legítima defesa da honra do Supremo.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum