Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
27 de dezembro de 2019, 16h36

Globo também pagou R$ 450 mil por palestras de Lula como a Odebrecht: Foi propina?

A informação, divulgada de forma sensacionalista pelos sites apoiadores de Bolsonaro, é de conhecimento público desde 2015, quando o próprio Instituto Lula divulgou a lista de contratantes de palestras do ex-presidente

Lula em palestra (Reprodução/Instituto Lula)

Um dos principais propagadores de fake news pró Jair Bolsonaro nas redes, o site Jornal da Cidade Online, atribuído ao “jornalista José Tolentino”, divulgou nota nesta sexta-feira (27) com a pretensão de atribuir à Rede Globo uma suposta propina a Lula em razão de uma das empresas do grupo, a Infoglobo, constar na lista de empresas que contrataram palestras do ex-presidente.

“A Polícia Federal (PF), apresentou o relatório que indiciou o ex-presidiário Lula por receber propinas disfarçadas de doações através de sua empresa, na qual faz palestras, a Lils Palestras e Eventos LTDA. Segundo o relatório, a Infoglobo Comunicação e Participações, transferiu para a empresa do petista mais de 450 mil de reais no ano de 2013”, relata a nota, copiada do portal R7, site do grupo Record, do bispo Edir Macedo.

No entanto, a informação, divulgada de forma sensacionalista pelos sites apoiadores de Bolsonaro, é de conhecimento público desde 2015, quando o próprio Instituto Lula divulgou a lista de contratantes de palestras do ex-presidente, entre elas a que foi paga pelo Infloglobo para ser realizada na Associação Comercial do Rio de Janeiro em 2013.

Colunistas fake
Segundo reportagem da agência de checagem Aos Fatos, o portal Jornal da Cidade Online, forte difusor de notícias falsas em favor de Jair Bolsonaro nas últimas eleições, usa “perfis apócrifos” com imagens modificadas para publicar artigos agressivos contra magistrados e políticos.

Os colunistas Amanda Acosta e Otto Dantas são, segundo o Aos Fatos, os perfis falsos. A foto de Costa seria uma modificação de uma imagem da escritora infanto-juvenil Thalita Rebouças, enquanto a imagem de Dantas seria uma alteração de exemplar de banco de imagens.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum