Após "golpe", oposição tenta retomar votação para derrotar voto impresso

"O que aconteceu aqui é um ensaio do que os bolsonaristas querem fazer com o pais nas eleições", disse Paulo Pimenta (PT)

Foto: Gustavo Bezerra
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Pimenta (PT), membro titular da comissão do voto impresso, anunciou na tarde desta sexta-feira (16) que parlamentares da bancada da oposição ao presidente Jair Bolsonaro pretendem retomar a votação da PEC 135/19. A sessão foi encerrada unilateralmente pelo deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-SP) para impedir uma derrota da proposta.

"O que aconteceu aqui hoje é um ensaio do que os bolsonaristas querem fazer com o pais. Afinal, diante de uma situação em que eles seriam derrotados no voto, eles impediram que a reunião acontecesse. Havia uma grande maioria para derrotar o relatório", disse Pimenta, que classificou a manobra como golpe.

O parlamentar apontou que "é isso que querem fazer com as eleições de 2022". "Querem criar uma narrativa que fragilize, coloque em dúvida o sistema eleitoral para que, diante da possibilidade de derrota, possam fazer no país o que fizeram aqui hoje", apontou.

"Eles não querem votar porque sabem que o voto impresso vai ser derrotado. Para eles é importante que o projeto exista e nunca seja votado para criar uma narrativa. Por isso é importante que essa votação ocorra e que esse assunto seja resolvido antes do processo eleitoral", completou.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse que a oposição vai fazer uma nova "autoconvocação" da comissão do voto impresso nesta sexta-feira (16) ou na segunda-feira (19). O parlamentar chegou a assumir a presidência da comissão do voto impresso em razão do "golpe" de Martins.

Chinaglia denunciou uma “absoluta desonestidade” do presidente da comissão, que manteve apenas o microfone do relator aberto durante boa parte da sessão. Além disso, bolsonaristas teriam encenado uma queda na conexão e Martins fingia não ouvir os demais parlamentares que esbravejavam contra as manobras.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=KLJdy4FNXoA