Governadores dão apoio a Rui Costa após bolsonaristas incitarem insurreição de PMs: "Atos ilegais e imorais"

"Não vamos abaixar a cabeça", afirmou o governador da Bahia em vídeo divulgado nesta segunda; assista

(Foto: Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

Dezesseis governadores divulgaram na noite desta segunda-feira (29) uma carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro, aos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e ao Supremo Tribunal Federal (STF) condenando a disseminação de notícias falsas e a tentativa de manipulação de agentes de segurança para desestabilizar os governadores, em especial Rui Costa (PT), da Bahia.

“Alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos”, diz trecho da carta, que cobra que as autoridades a tomem providência para coibir tais atos, considerados "ilegais e imorais".

“Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”, afirmam os 16 governadores signatários. Confira abaixo.

A principal motivação do manifesto é a tentativa de incitação à insurreição promovida por algumas figuras relevantes do bolsonarismo, como as deputadas federais Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após a morte do soldado Wesley Soares Góes. Em surto, Góes fez diversos disparos em frente ao Farol da Barra, em Salvador, e acabou sendo neutralizado pelas forças de segurança.

Bolsonaristas tentaram impor a narrativa de que ele estaria "se rebelando" contra o lockdown e pregaram a desobediência por parte de agentes da Polícia Militar da Bahia.

Em vídeo divulgado na tarde desta segunda-feira (29), o governador Rui Costa lamentou o fato ocorrido e condenou a campanha de ódio. "O Brasil vive um ambiente de difusão do ódio, da mentira e da calúnia desde 2018 e vem se agravando. O final de semana foi de ataque a mim e a governadores e prefeitos do Brasil inteiro, mas não iremos nos intimidar com mentiras e ameaças. Reafirmo meu compromisso com o enfrentamento da pandemia e com a saúde e a vida dos baianos e baianas", declarou. "Não vamos abaixar a cabeça", completou.

Assista à declaração do governador e confira a carta, na íntegra:

https://twitter.com/costa_rui/status/1376632226268471306

CARTA DOS GOVERNADORES: QUEREMOS VERDADE E PAZ!

Os governadores manifestam sua indignação em face da crescente onda de agressões e difusão de Fake News que visam a criar instabilidade institucional nos Estados e no País. Vivemos um período de emergência na saúde, e a vida de todos os brasileiros está em grave risco.

Os governadores, juntamente com os servidores públicos e profissionais do setor privado, estão lutando muito para garantir atendimento de saúde e apoio social à população. Enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos.

Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa.

Conclamamos o Presidente da República, os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal, para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais.

Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos. Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático.

Finalmente, sublinhamos a nossa gratidão a todos os servidores públicos e profissionais que têm atuado incessantemente para vencermos a pandemia. Merecem especial destaque as forças policiais, que têm a nossa solidariedade e apoio em relação a reivindicações justas quanto à vacinação, pleito em análise no âmbito do Ministério da Saúde pela Comissão Intergestores Tripartite - CIT.

Brasília, 29 de março de 2021.

Assinam esta carta:
RUI COSTA
Governador do Estado da Bahia
FLÁVIO DINO
Governador do Estado do Maranhão
HELDER BARBALHO
Governador do Estado do Pará
PAULO CÂMARA
Governador do Estado de Pernambuco
JOÃO DORIA
Governador do Estado de São Paulo
RONALDO CAIADO
Governador do Estado de Goiás
MAURO MENDES
Governador do Estado de Mato Grosso
EDUARDO LEITE
Governador do Estado do Rio Grande do Sul
CAMILO SANTANA
Governador do Estado do Ceará
JOÃO AZEVÊDO
Governador do Estado da Paraíba
RENATO CASAGRANDE
Governador do Estado do Espírito Santo
WELLINGTON DIAS
Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
BELIVALDO CHAGAS
Governador do Estado de Sergipe
REINALDO AZAMBUJA
Governador do Estado de Mato Grosso do Sul
WALDEZ GOÉS
Governador do Estado do Amapá