Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de agosto de 2019, 13h10

Governo Bolsonaro concede passaporte diplomático ao pastor Valdemiro Santiago

O pastor evangélico Valdemiro Santiago de Oliveira e à mulher dele, bispa Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, ambos da Igreja Mundial do Poder de Deus, receberão novamente os passaportes especiais do governo. RR Soares e sua esposa também possuem o documento.

Valdemiro Santiago e Jair Bolsonaro. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A decisão, que veio do ministério das Relações Exteriores, foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial. O pastor evangélico Valdemiro Santiago de Oliveira e a sua esposa, bispa Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, ambos da Igreja Mundial do Poder de Deus, receberão passaportes diplomáticos do governo. O líder evangélico esteve ao lado do presidente Jair Bolsonaro na Marcha para Jesus, em junho deste ano.

O pastor e sua esposa já haviam obtido o passaporte diplomático anteriormente. Porém, em 2016, a Justiça Federal em São Paulo suspendeu a concessão. No entanto, de acordo com o decreto assinado pelo ministro Ernesto Araújo, a concessão dos documentos se justifica porque “ao portar passaporte diplomático, seu titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”. O documento tem validade de três anos e não dá direito a privilégio ou imunidade no Brasil ou no exterior, mas facilidade na fila de imigração e isenção de visto de curta duração.

Pelas regras do decreto presidencial, apenas poderiam receber esse tipo de passaporte o presidente e o vice-presidente da República, ex-presidentes, governadores, ministros, ocupantes de cargo de natureza especial, militares em missões da ONU, integrantes do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República e juízes brasileiros em tribunais internacionais.

De acordo com o portal G1, algumas outras lideranças evangélicas também receberam passaportes especiais este ano, como foi o caso do pastor R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e sua mulher, Maria Magdalena Soares, também integrante da igreja.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags