Bolsonaro atropela Weintraub e põe chefe de gabinete de Ciro Nogueira, do PP, no comando do FNDE

Em 7 de maio, Weintraub ameaçou deixar o ministério da Educação, caso Bolsonaro confirmasse as negociatas com o senador e colocasse um indicado do PP para comandar o orçamento bilionário do FNDE. "Ou ele ou eu"

Abraham Weintraub e Bolsonaro (Foto: Divulgação/MEC)
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro ignorou completamente a tentativa de chantagem do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e leiloou o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em sua ofensiva para comprar uma base aliada no Congresso Nacional.

O Diário Oficial da União (DOU) traz nesta segunda-feira (1º) a nomeação de Marcelo Lopes Pontes, chefe de gabinete e homem de confiança do senador Ciro Nogueira (PP-PI), para a presidência do FNDE, que tem orçamento previsto de R$ 55 bilhões para este ano.

A nomeação é assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

"Ele ou eu"
Em 7 de maio, Weintraub ameaçou deixar o ministério da Educação, caso Bolsonaro confirmasse as negociatas com o senador e colocasse um indicado do PP para comandar o orçamento bilionário do FNDE. "Ou ele ou eu", teria dito o ministro.

No entanto, no último dia 19, Weintraub já teve uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - em que também participou o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e principal articulador da negociata com Bolsonaro.

No último dia 18, o governo já havia nomeado Garigham Amarante Pinto, indicado pelo PL para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).