PF recebe pedido de abertura de inquérito para investigar Michelle Bolsonaro

Alexandre Padilha solicitou apuração sobre denúncias que a primeira-dama teria determinado ao presidente da CEF que concedesse empréstimos “a juros baixos” a aliados do governo; Gleisi Hoffmann pediu a Paulo Guedes esclarecimentos

Michelle Bolsonaro - Foto: Presidência da República.
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) encaminhou, nesta sexta-feira (1), ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Gustavo Maiuino, ofício no qual solicita a abertura de inquérito policial para que sejam esclarecidas as “denúncias graves a respeito da atuação do presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães e de Michele Bolsonaro”.

Reportagem de Rodrigo Rangel e Patrik Camporez, na edição desta sexta da revista Crusoé, revela que a esposa de Jair Bolsonaro teria montado um esquema para fazer lobby em Brasília para aliados do governo.

Segundo os jornalistas, que dizem ter obtido documentos do próprio banco, a primeira-dama teria determinado ao presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) que concedesse empréstimos “a juros baixos” a um seleto grupo de empresários aliados do governo durante a pandemia. Alguns deles prestam serviços em cerimoniais e atos no Planalto.

“A pedido da sra. Michelle Bolsonaro e conforme conversa telefônica entre ela e o presidente Pedro, encaminhamos os documentos dos microempresários de Brasília que têm buscado crédito a juros baixos”, diz e-mail enviado pela assessora especial da Presidência, Marcela Magalhães Braga, no dia 20 de maio de 2020.

De acordo com a revista, os pedidos geraram um procedimento interno de auditoria na Caixa. Na análise dos processos, as empresas constam como indicadas por “pessoa exposta politicamente” sob a sigla PEP, como são tratados os pedidos que partem de pessoas próximas ao poder.

“Cliente veio através da lista de empresas indicadas pela primeira-dama Michelle Bolsonaro ao presidente Pedro Guimarães”, diz um dos documentos.

A lista reúne empresários que prestam serviços diretamente a Michelle, como florista, cabeleireira empresários do ramo de moda, ou que atendem a cerimoniais no Planalto, como a doceira Maria Amélia Campos, que obteve, após lobby da primeira-dama, um empréstimo de R$ 518 mil junto à Caixa.

Requerimento

Além do pedido de abertura de inquérito, feito por Padilha, a deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, solicitou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, preste informações sobre a concessão de empréstimos pela CEF sob a intermediação e influência de Michelle.

Gleisi pede acesso aos e-mails encaminhados pela primeira-dama e sua assessoria para a Caixa, informações sobre aberturas de processos de concessão de créditos, entre outros dados.

A deputada ressalta que o banco “foi usado indevidamente, ilegalmente e criminosamente, para privilegiar interesses privados da esposa do presidente da República e deste (seus apoiadores), em detrimento da observância dos princípios da administração (moralidade e impessoalidade) e da legislação que deve nortear a concessão de créditos pela referida Instituição Financeira Pública”.