Deputado aciona PGE contra Bolsonaro e ruralistas por outdoors com campanha antecipada

Faltando 10 meses para as eleições, ruralistas ligados a Bolsonaro estão espalhando outdoors em fazendas da região Centro-Oeste.

Jair Bolsonaro em entrevista ao canal Agro +, do grupo Bandeirantes (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) protocolou nesta quarta-feira (5) na Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) uma representação contra Jair Bolsonaro (PL) e entidades de ruralistas do Mato Grosso do Sul por causa de outdoors espalhados em fazendas do Centro-Oeste com campanha antecipada.

"Há, como se observa com facilidade, o desenvolvimento de uma estratégica de campanha generalizada, consistente e centralizada, que certamente parte dos centros de decisão muito próximos de Jair Bolsonaro que, justamente por isso, não pode negar ter prévio conhecimento dos fatos", diz a representação, assinada pelo deputado e pelos advogados Marco Aurélio Carvalho e Fabiano Silva dos Santos.

Além de Bolsonaro, a representação mira ainda a Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso e Região (Cooper) e o Sindicato Rural de Chapadão.

A representação foi proposta com base em reportagem do portal Uol, que revela que, há 10 meses do primeiro turno da eleição presidencial desse ano, em um espaço de 6 km, foram identificados outdoors de apoio ao presidente em 12 municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

"A prática aqui denunciada, a toda evidência, equivale à ocorrência de propaganda eleitoral antecipada. É que, a despeito de inexistir pedido expresso de votos, os outdoors são laudatórios da figura do Presidente, divulgam valores que seriam caros aos eleitores que apoiam o projeto de reeleição do atual mandatário máximo do país e realiza, inexoravelmente, sua promoção pessoal com vistas ao processo eleitoral que se avizinha", diz a ação, que anexa fotos dos outdoors.