Em ofensiva por votos, Bolsonaro chama nordestinos de "pau de arara"

Na tentativa de minimizar os efeitos da gafe e da zombaria cometidos na live, Bolsonaro publicou na manhã desta sexta um vídeo em que apoiadores agradecem por perfuração de poço de água no Rio Grande do Norte.

Jair Bolsonaro em ato para comemorar o Dia do Forró no Planalto em dezembro de 2021 (Foto: Isac Nóbrega/PR)Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em ofensiva na busca por votos do Nordeste, região onde registra a maior rejeição, Jair Bolsonaro (PL) cometeu gafe ao falar de Padre Cícero e usou um termo preconceituoso para se referir aos nordestinos em live na noite desta quinta-feira (3).

"Dadas as nossas revogações, feitas há pouco tempo, falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero, lá de Pernambuco", disse Bolsonaro, errando o estado onde nasceu o líder religioso - o Ceará.

O nome de Padre Cícero também nãos consta nos decretos de luto revogados pela Presidência.

Em seguida, Bolsonaro usou o termo "pau de arara" para se referir aos nordestinos. A expressão preconceituosa era usada para se referir aos nordestinos que viajavam em caçambas de caminhões - o "pau de arara" - para outras regiões do Brasil em décadas passadas.

"É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?", emendou o presidente, sendo corrigido por assessores, que responderam que Padre Cícero nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Na tentativa de minimizar os efeitos da gafe e da zombaria, Bolsonaro publicou na manhã desta sexta-feira (4) um vídeo em que supostos apoiadores da cidade de Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte, agradecem pela perfuração de um poço de água no município.