Bolsonaro quer promover "jeguiata" após chamar nordestinos de "pau de arara"

Na tentativa desesperada de conquistar votos de nordestinos, Bolsonaro exala seu preconceito. Ele deve aumentar as viagens à região, mas, sem projetos, tentará assumir paternidade de projetos dos governos de Lula e Dilma.

Jair Bolsonaro em ato para comemorar o Dia do Forró no Planalto em dezembro de 2021 (Foto: Isac Nóbrega/PR)Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O desespero pelos votos do nordeste faz com que Jair Bolsonaro (PL) exale cada vez mais o preconceito que tem pelo povo da região, que por larga margem mostra preferência por Lula (PT) nas eleições de 2022.

Após se referir aos nordestinos em com o termo jocoso de "pau de arara", o presidente agora quer promover uma "jeguiata" durante uma série de visitas que fará à região.

A aposentadoria dos jegues, que foram trocados por motocicletas, é um dos símbolos do avanço econômico ocorrido na região durante os governos Lula.

Além do passeio em jegues, Bolsonaro ainda pretende participar da inauguração da perfuração de poços artesianos e de cisternas, além de tentar forçar a paternidade pela transposição do São Francisco, obra dos governos Lula e Dilma Rousseff (PT) que ele pegou com cerca de 90% já acabada.

Sem obras e projetos para apresentar - até mesmo o Auxílio Brasil nada mais é do uma nova nomeação do Bolsa Família -, Bolsonaro deve focar seu périplo pelo Nordeste em obras iniciadas pelos governos do PT.

A renegociação de dívidas do FIES, financiamento estudantil criado por Fernando Haddad no Ministério da Educação, é outro trunfo que Bolsonaro pretende usar em suas viagens ao Nordeste.