Governo de São Paulo coloca todo o estado na fase vermelha durante as festas

Com a medida, somente comércios essenciais (como padarias, mercados e farmácias) poderão funcionar nesses dias entre o Natal e o réveillon

Governador João Doria - Foto: Reprodução/Governo de SP
Escrito en POLÍTICA el

O governo de São Paulo vai colocar todo o Estado na fase vermelha de prevenção ao Coronavírus nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro para tentar conter o avanço de casos de covid-19.

O anúncio deverá ser feito no início da tarde desta terça-feira (22), após decisão tomada em reunião do Centro de Contingência com os secretários, durante a manhã, mas já foi antecipado pela Folha.

Com a medida, somente comércios essenciais (como padarias, mercados e farmácias) poderão funcionar nesses dias entre o Natal e o réveillon. Bares e restaurantes, por exemplo, não poderão abrir as portas.

Nas últimas quatro semanas, o estado registrou um salto de 54% nos casos e de 34% nos óbitos causados pela Covid. O governo teme uma explosão de infecções nas festas de Natal e Ano Novo. O índice de pessoas que se diz em quarentena caiu, neste mês, ao menor nível desde o início das medidas para conter a pandemia, em março.

Até ontem, o estado contou 45.136 óbitos e 1.388 043 casos do novo coronavírus - com 1.222.776 pessoas recuperadas. Oficialmente, as taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 66,9% na Grande São Paulo e de 61,8% no Estado.

O número de pacientes internados é de 10.856, sendo 6.146 em enfermaria e 4.710 em unidades de terapia intensiva. Já no País, foram relatadas mais 549 mortes, chegando ao total de 187.322 óbitos na pandemia, conforme dados do consórcio da imprensa. A média móvel de mortes é de 769, igualando 18 de setembro.

Litoral

Os municípios de cidades do litoral solicitaram ao governo estadual ajuda logística para impedir aglomerações e desencorajar turistas a fazer o "bate e volta" na virada. "A proposta das prefeituras é criar barreiras sanitárias nos acessos às cidades e o fechamento da orla dia 31", afirmou Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do governo paulista.

O governo deverá medir a temperatura dos visitantes na entrada da cidade, mas não haverá exigência de comprovante de imóvel na região ou teste de covid-19 com resultado negativo.

Segundo Vinholi, a prerrogativa de organizar as barreiras será das prefeituras, com apoio do Estado. Elas é quem devem medir eventuais reflexos no trânsito, que costuma ficar congestionado na região durante feriados. Já os prefeitos do litoral norte, por sua vez, pediram ajuda ao governador para reforçar o atendimento no Hospital Geral de Caraguatatuba, que é referência na região. Em Ilhabela, foi montado hospital de campanha para receber pacientes sem covid e liberar leitos hospitalares.

Com informações da Agência Estado