Governo de Sergipe desmente fake news difundida por Bolsonaro

"O Estado obteve uma decisão judicial proibindo, inclusive, a divulgação desta informação", aponta nota do governo estadual

Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Governo de Sergipe, comandado por Belivaldo Chagas (PSD), divulgou uma nota neste sábado (10) rebatendo uma uma informação falsa difundida pelo presidente Jair Bolsonaro em vídeo divulgado por ele em suas redes sociais.

Durante a gravação, o presidente afirmou que o governador publicou um novo decreto que traz artigo que prevê o confisco de propriedade privada. A declaração sobre Sergipe foi feita para sustentar o discurso do presidente que há governadores agindo de forma ditatorial (sic), uma tese que ele tem levantado para se eximir das críticas pela má condução da pandemia.

A fala de Bolsonaro reproduz uma fake news que circulou nas redes sociais bolsonaristas nos últimos dias, conforme apontou a Agência Lupa. O artigo que foi criticado por bolsonaristas está presente no decreto estadual de calamidade pública, mas também aparece em decreto federal, publicado por Bolsonaro, que versa sobre o mesmo tema.

"Não há, nem nunca houve, confisco de bem particulares em Sergipe. Trata-se de uma fake news que circulou em Sergipe há duas semanas. O Estado obteve uma decisão judicial proibindo, inclusive, a divulgação desta informação", diz nota enviada pelo governo de Sergipe à CNN Brasil.

"O decreto de calamidade em vigor em Sergipe foi publicado em abril de 2020 e vem sendo renovado com o mesmo conteúdo. O texto reproduz o conteúdo do decreto federal e cita trechos da constituição. A notícia de bens, trata-se notadamente de uma notícia falsa", completa.