Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de março de 2019, 12h11

Governo quer liberar mineração em terras indígenas, afirma ministro

Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou no Canadá que governo Bolsonaro está examinando “a possibilidade de estender o acesso” de mineradoras a áreas restritas.

Imagem aérea da Serra dos Carajás (Foto Marcelo Correa/Flickr)

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou no Canadá que o governo de Jair Bolsonaro planeja permitir a atividade de mineração em terras indígenas e zonas de fronteira. A informação está no jornal Valor Econômico.

Albuquerque afirmou que o governo está examinando “a possibilidade de estender o acesso” de mineradoras a áreas restritas, citando áreas indígenas e fronteira. E disse que, no primeiro caso, a abertura seria feita após um processo de consulta às próprias populações indígenas, a organizações que tratam do tema e “principalmente o Congresso”.

Segundo ele, a impossibilidade de mineradoras atuarem nessas áreas atualmente as transformam em “hubs de conflitos”.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum