Governo sob investigação: Barroso determina que Senado abra CPI da Covid-19

O ministro do STF quer que o governo Bolsonaro seja investigado sobre sua responsabilidade na tragédia sanitária causada pela pandemia

Luís Roberto Barroso - Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

Depois de muita pressão, principalmente de parlamentares de oposição, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou o Senado abrir a CPI da Covid-19.

O objetivo é investigar a responsabilidade do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus. As informações são de Caio Junqueira e Daniela Lima, na CNN Brasil.

O ministro aceitou solicitação dos senadores da oposição para que obrigue Rodrigo Pacheco (DEM-RO), presidente do Senado, a instalar a comissão.

A decisão acontece depois que Pacheco defendeu a não instalação da CPI. Em uma manifestação de 11 páginas assinada pelo advogado do senado, Hugo Kalil, Pacheco afirmou ao STF que não é o momento para uma investigação. 

Assinaturas

O pedido de CPI foi assinado em fevereiro por 32 senadores, cinco a mais do que o necessário. O governo federal sempre se posicionou contrário e, com isso, obteve o apoio de Pacheco para barrar a instalação da investigação.

No entanto, com a decisão de Barroso, o governo não conseguirá escapar de ser investigado em relação à sua responsabilidade diante da maior tragédia sanitária da história do país.

Minoria

O líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN) comentou a decisão do STF: “Decisão do ministro Luís Roberto Barroso garante a instalação da CPI da Covid-19. É lamentável que o Congresso dependa de uma decisão do Judiciário para garantir o direito da Minoria. É urgente que se apurem as ações e omissões do governo no enfrentamento da pandemia”.

Veja o documento apresentado pelos senadores em fevereiro: