Governo Bolsonaro tinha agente secreto na UnB

Por meio de dados oferecidos em edital de Paulo Guedes, foi descoberto que a Abin colocou agente para espionar universidade

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Foi com "surpresa e preocupação" que a Universidade Nacional de Brasília recebeu a notícia de que um "oficial de inteligência” da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atuava como vigilante no campus da instituição.

“A Universidade ainda está analisando as informações disponíveis a respeito do caso e avaliando as medidas cabíveis. É importante destacar que as universidades são espaços de diversidade e exercício da liberdade de expressão e de cátedra, princípios constitucionais que vigoram em um Estado democrático como o brasileiro", escreveu a UnB em nota.

Segundo reportagem de André Barrocal, da Carta Capital, a chegada do agente à universidade aconteceu por meio dos dados oferecidos no "programa de descontos" promovido pelo Ministério da Economia, de Paulo Guedes.

Não se sabe ao certo quando o agente foi lotado na universidade, mas desde que Abraham Weintraub chegou ao Ministério da Educação, a UnB tem sido alvo do governo. Ao lado da UFF e da UFJF, ela foi uma das primeiras universidades a passar pelo corte de gastos por "balbúrdia".