Política

Grupo antivacina invade Câmara de Porto Alegre, agride vereadores e exibe suástica nazista; veja vídeos

Vestindo verde e amarelo e camisetas das lojas Havan, extremistas deram socos em vereadores e um parlamentar chegou a ser mordido; Leonel Radde (PT) pede prisão de manifestante por apologia ao nazismo

Compartilhar

Um grupo de extremistas, vestindo roupas verde e amarelo e camisetas das lojas Havan, do bolsonarista Luciano Hang, invadiram a sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (20), para protestar contra o chamado passaporte da vacina.

Os vereadores votariam a derrubada ou manutenção do veto do prefeito Sebastião Melo (MDB) sobre a medida que exige comprovante de vacina contra a Covid-19 para acessar determinados estabelecimentos e eventos.

À Fórum, o vereador Leonel Radde (PT) contou que o grupo composto por cerca de 40 pessoas entrou no plenário da Câmara e uma das manifestantes exibiu um cartaz que continha uma suástica nazista, que depois foi repassado a um homem. Ostentar este tipo de símbolo no Brasil é crime.

A exibição do símbolo extremista gerou indignação entre os vereadores, que pediram a expulsão do grupo antivacina. Neste momento parte dos manifestantes começaram a agredir parlamentares com socos e instaurou-se uma confusão generalizada. Um dos vereadores, segundo a jornalista Kelly Matos, chegou a ser mordido.

“Isso gerou indignação (o cartaz com suástica). E aí começou, para tirar o cartaz. Eles vieram agredir os vereadores, não tinha segurança, foi essa a situação”, relatou Radde à Fórum. [Veja vídeos da confusão ao final desta matéria]

Notícias relacionadas

Pelas redes sociais, o vereador do PT pediu a identificação e a prisão de quem levantou o cartaz com suástica. “A situação é grave! A pessoa segurando o cartaz com a suástica precisa ser identificada e presa. Absurdo! Antivacs fazendo apologia ao nazismo na Câmara Municipal de Porto Alegre”, escreveu.

Nota da Câmara

Apesar dos pedidos dos vereadores, ninguém foi preso. Em nota, a Câmara Municipal de Porto Alegre informou que “em hipótese alguma aceitará apologia à suástica”.

Confira a íntegra do texto.

“Em face dos acontecimentos ocorridos na tarde de hoje (20/10) nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, o presidente em exercício e a Mesa Diretora desta Casa repudiam com veemência qualquer tipo de manifestação política que utilize o expediente da violência. O plenário da Câmara Municipal é a expressão da democracia na capital dos gaúchos e suas decisões são soberanas. Este Legislativo rejeita qualquer forma de intimidação contra seus integrantes.

Em hipótese alguma esta Câmara aceitará apologia à suástica, símbolo do período mais obscuro da história moderna da humanidade. Aqueles que buscam impor suas vontades pela força ou pelo terror nunca terão guarida nesta Casa. Pelo contrário, tais indivíduos serão submetidos ao rigor da lei e responsabilizados por seus atos.”

Assista a vídeos da confusão

Este post foi modificado pela última vez em 20 out 2021 - 21:34 21:34

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Por
Ivan Longo

Última hora

  • Notícias

Uma esquerda anticientífica e contra o SUS? – Por Julian Rodrigues

Deputados federais do PCdoB, PSB e a grande maioria dos petistas votaram a favor de…

27 nov 2021 - 21:09
  • Esporte

Libertadores: Pé frio, Bolsonaro dá azar ao Flamengo; internautas não perdoam

Bolsonaro, que se dizia palmeirense, afirmou na sexta (26): “Assim como falei em 2019 e…

27 nov 2021 - 20:11
  • Política

João Doria vence prévias e é o candidato do PSDB à presidência da República

O partido, que ajudou no golpe contra Dilma, busca recuperar o prestígio perdido de outros…

27 nov 2021 - 18:57
  • Brasil

Bebê de um ano abandonado em linha férrea é resgatado no interior de SP

Os integrantes da GCM de Sorocaba faziam patrulhamento na região e quando chegaram próximos do…

27 nov 2021 - 17:56
  • Esporte

Libertadores: Flamenguista pede noiva palmeirense em casamento em pleno estádio; vídeo

O pedido foi transmitido no telão do estádio Centenário, em Montevidéu, e após o “sim”…

27 nov 2021 - 17:26
  • Direitos

Lula fará parte da mesa de abertura do Fórum Social Mundial 2022

A edição do evento, entre 26 e 31 de janeiro do próximo ano em Porto…

27 nov 2021 - 16:49