Guedes censura dados da reforma administrativa

O Ministério da Economia se recusou a apresentar os estudos que embasam a PEC

O ministro da Economia, Paulo Guedes, colocou sob sigilo, nesta terça-feira (29) documentos que embasaram a apresentação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Administrativa. O ministério negou pedido de acesso à informação feito pelo O Globo.

“A matéria está pendente de ato decisório conclusivo, tendo em vista que é uma Proposta de Emenda Constitucional – PEC, a qual ainda encontra-se em análise no Congresso, somente podendo ser tido como editado após a conclusão de toda a tramitação necessária”, disse o ministério ao periódico.

Segundo informações do jornalista Francisco Leali, a decisão do ministério vai contra o entendimento da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta que os  “documentos preparatórios” de PECs são públicos.

A reportagem destaca que não é a primeira vez que Guedes insiste em manter em sigilo documentos que deveriam ser públicos. O mesmo ocorreu com a Reforma da Previdência.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina