Guedes chama Marcos Pontes de "burro" e se questiona: "O que estou fazendo aqui?"

Em reunião, ministro afirmou que pode conversar para devolver o dinheiro cortado do Ministério da Ciência, mas especificou que não negociará com o "astronauta"

Montagem/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, de "burro" durante reunião que discutia os R$ 600 milhões de recursos retirados da pasta.

No encontro, que tinha deputados da base e da oposição, ele também afirmou que "às vezes se pergunta" o que está fazendo no governo.

Segundo a coluna Painel, da "Folha de S. Paulo", Guedes disse que há muita incompetência na gestão do dinheiro público, que os ministros não executam os recursos que estão disponíveis e que deixam valores parados, sem utilização.

O nome de Pontes não foi citado, apenas o apelido de "astronauta". De acordo com relatos, ele deu a entender que o colega de Esplanada vive no "espaço" e não entende nada de gestão.

Guedes também disse que pode conversar para devolver o dinheiro cortado do Ministério da Ciência, mas especificou que não negociará com o "astronauta", apenas com técnicos que entendam do assunto.

Sob ameaça recente de demissão após uma debandada de quatro secretários do ministério, Guedes mencionou que tentaram derrubá-lo recentemente e que a todo momento tentam culpá-lo pelos fracassos do governo.

O ministro afirmou que "não é político, nem nunca foi" e que quem decide para onde vai o dinheiro é a Casa Civil, comandada por Ciro Nogueira (PP-PI), que disse ser responsável por colocar ou tirar recursos das pastas.