Guedes defende dólar alto: "Era empregada doméstica indo pra Disneylândia. Uma festa danada"

"Vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita", recomendou Guedes às empregadas domésticas em uma declaração permeada pelo preconceito de classe

Paulo Guedes (Reprodução/YouTube)
Escrito en POLÍTICA el

Depois de chamar servidores públicos de "parasitas", o ministro da Economia, Paulo Guedes, resolveu atacar, nesta quarta-feira (12), as empregadas domésticas.

Em um discurso permeado pelo preconceito de classe, feito no Seminário de Abertura do Ano Legislativo da Revista Voto, em Brasília, Guedes disse que o dólar alto "é bom para todo mundo" e que em outros tempos, quando a economia brasileira estava melhor e o real mais valorizado, era uma "festa danada", pois empregadas domésticas iam à Disneylândia.

“Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Vamos importar menos, fazer substituição de importações, turismo. [Era] todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada”, disparou.

Na sequência, ainda deu uma sugestão de lugares que as empregadas domésticas podem visitar, já que com o dólar R$4,35 - em novo recorde registrado nesta quarta-feira - fica praticamente impossível uma pessoa pobre ou de classe média viajar ao exterior. 

"Vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeira do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear o Brasil, vai conhecer o Brasil. Está cheio de coisa bonita para ver", afirmou. 

Depois, se dando conta de que sua declaração poderia ter repercussão negativa, tentou se corrigir e reestruturar a frase sobre as empregadas domésticas, mas o significado não mudou muito. "Vão dizer ‘ministro diz que empregada doméstica estava indo para Disneylândia'. Não, o ministro está dizendo que o câmbio estava tão barato que todo mundo mundo estava indo para a Disneylândia", declarou.