Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de dezembro de 2019, 09h11

Guedes deve incluir Banco do Brasil no pacote das privatizações a ser enviado ao Congresso

Apesar das resistências, o tema é alvo de discussões dentro do governo. Segundo fontes, o primeiro passo será Guedes convencer Bolsonaro a aceitar vender o banco público

Foto: Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve iniciar, em breve, o processo que pode levar à privatização do Banco do Brasil (BB). Segundo fonte ouvidas pelo jornal O Globo, o primeiro passo para essa medida será Guedes convencer o presidente Jair Bolsonaro a aceitar vender o banco público.

Apesar das resistências, o tema é alvo de discussões dentro do governo. A privatização do BB chegou a ser abordada durante reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o braço de privatizações do governo federal, há duas semanas.

Um dos maiores defensores da medida é o presidente da instituição, Rubem Novaes. Ele já chegou a afirmar que a privatização do Banco do Brasil seria inevitável. Ainda, Guedes também afirmou que uma das privatizações que o governo tem em mente poderia render R$ 250 bilhões, sem especificar a qual estatal se referia. Duas empresas públicas, com ações negociadas na Bolsa de Valores, teriam potencial para superar as centenas de bilhões: BB e Petrobras.

No entanto, caso ocorra, a privatização do Banco do Brasil deve acontecer apenas no fim do mandato, em 2022. Em nota, o Ministério da Economia informou que o governo Bolsonaro “não pretende privatizar Banco do Brasil, Caixa e Petrobras”. O banco ainda não comentou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum