Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de fevereiro de 2020, 07h13

Guedes em vertigem: coronavírus, indústria em baixa, dólar em alta e estrangeiros em fuga

Mesmo para os mais esperançosos com a economia, a ameaça da chegada do coronavírus é uma preocupação a mais

Paulo Guedes (Reprodução/YouTube)

As coisas não andam nada bem para o ministro da Economia Paulo Guedes.

A indústria fechou 2019 no negativo, com a produção no mesmo nível de 15 anos atrás. Bancos levantaram o alerta de “viés de baixa” e alguns refazem cálculos, indicando um início de 2020 mais lento. O dólar disparou nesta semana e investidores estrangeiros retiraram cerca de R$ 40 bilhões da Bolsa paulista, em 2019.

No governo, no entanto, a voz do otimismo não cala. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse em conversa com parlamentares que, ainda que a indústria esteja mais fraca, o comércio, os serviços e a construção civil vão melhor e os juros mais baixos tendem a ajudar.

Mesmo para os mais esperançosos com a economia, a ameaça da chegada do coronavírus é uma preocupação a mais.

Na pasta de Paulo Guedes, a Secretaria de Política Econômica estuda seus possíveis efeitos.

O mais recente registro na literatura técnica, diz o subsecretário Vladimir Telles, foi o impacto negativo de 0,05% em países como o Brasil no surto da SARS, em 2003.

Com informações do Painel, da Folha


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum