Guedes nega dados sobre recessão e fala em "esporte nacional de auto sabotagem"

O ministro contrariou estudo da FGV e repetiu bravata de que "o Brasil realmente estava decolando" antes da pandemia

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou neste domingo (5) que o Brasil estava em recessão antes da pandemia do novo coronavírus. Um estudo revelado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas mostrou que resultados antes da pandemia não eram positivos.

"O Brasil realmente estava decolando, apesar de todo mundo dizer que não... Que a pandemia foi só... É esse esporte nacional de auto sabotagem [que diz que] 'não estava crescendo nada'. Estava começando a acelerar sim", afirmou o ministro em entrevista aos jornalistas William Waack e Rafael Colombo no Jornal da CNN.

Dados divulgados pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas (FGV) na última segunda-feira apontam que o país entrou em recessão econômica no primeiro trimestre de 2020, com um pico no ciclo de negócios brasileiro no quarto trimestre de 2019.

“O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020”, informou, em comunicado, o grupo, ligado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV.

Na ocasião, a presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que o estudo comprova o que o partido dizia. "Recessão no Brasil começou no 1° tri, antes da chegada da pandemia. Avisamos que Guedes mentia quando afirmava que economia brasileira ia decolar se não fosse o vírus. Tudo falácia, rebatida pelo estudo. Essa narrativa não cola mais, Guedes”, declarou.