#Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de novembro de 2019, 15h36

Guedes reconhece fracasso de leilão do pré-sal: “vendemos de nós para nós mesmos”

Ministro diz ter ficado "apavorado" com o baixo interesse no leilão e culpou o PT pelo resultado desanimador

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, assumiu que o leilão da cessão onerosa do pré-sal não saiu como esperado, mas atribuiu resultado às dificuldades impostas pelo regime de partilha, modelo de licitação criado durante o governo do PT. O ministro ainda assumiu ter ficado “apavorado” com ausência de empresas estrangeiras.

“Estou apavorado é com o seguinte: os 17 gigantes mundiais não compareceram. Não vieram. A Petrobras levou sem ágio. Pagou zereta. Sumiu todo mundo da sala. Ficou só ela lá com o cartãozinho e disse: ‘Eu levo’. O que isso quer dizer? Que nós sabemos nos apropriar dos nossos recursos ou que nós não entendemos até agora a principal mensagem? É o seguinte: ‘Olha, vocês são muito complicados’”, disse o ministro nesta quinta-feira, durante evento no Tribunal de Contas da União (TCU). “Tivemos uma dificuldade enorme para, no final, vender de nós para nós mesmos”, continuou.

Na rodada desta quinta-feira (7), foi vendida apenas uma área das cinco disponíveis nesta quinta-feira (7), sendo que Petrobras e chineses foram os únicos a apresentar ofertas. No leilão da quarta-feira (6), a Petrobras também arrematou sozinha a Itapu, por R$ 1,7 bilhão. Não houve ágio em nenhum dos casos. Ainda, das 14 empresas habilitadas, só sete compareceram ao evento.

Guedes, no entanto, elogiou a estatal brasileira e disse que leilão a fortaleceu. “Dito isso, extraordinário o resultado. Foi o dobro de todos os outros da História. Nossa maior empresa tem um futuro brilhante. Quando anunciaram, o mercado começou a cair e no final começou a subir. Ela (Petrobras) está focada. Ela não está brincando de vender chiclete e picolé em posto de distribuição. Ela está focada em tirar petróleo do mar. Está com a maior fronteira do mundo na mão para ela explorar”, disse o ministro.

Com informações do Globo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum