Guedes reduz previsão de crescimento da economia para 2,1%

Ministério da Economia culpa coronavírus e queda no preço do petróleo pela redução da projeção do PIB

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério da Economia, sob gestão de Paulo Guedes, informou nesta quarta-feira (11) que a previsão de crescimento do país em 2020 caiu de 2,4% para 2,1%. A projeção foi anunciada pela Secretaria de Política Econômica da pasta. Parte dos argumentos utilizados pelo ministério culpa o coronavírus e a queda no preço do petróleo pela redução de crescimento.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse que tais fatores internacionais deverão fazer o governo bloquear parte do Orçamento.

“Há incertezas sobre o impacto que a queda no petróleo e a desaceleração no crescimento global podem produzir sobre a economia brasileira. É importante destacar que o cenário de crescimento para este ano tornou-se mais desafiador. Estamos monitorando de perto os desdobramentos do Covid-19 e a recente queda no preço do petróleo e reafirmamos que a melhor resposta ao novo cenário é perseverar com as reformas fiscais e estruturais”, diz o boletim.

Este mês, o ministério de Guedes informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2019 foi de apenas 1,1%, número muito menor do que o previsto. Contudo, o ministro continua a fazer projeções otimistas na economia e, também nesta quarta, anunciou que o crescimento do PIB em 2020 deve ser de 1,99% e, em 2021, de 2,5%.

Temas