Guedes teme que trecho censurado de reunião vaze e gere nova crise diplomática com China

Trechos não divulgados da reunião do dia 22 teriam novas críticas e conspirações da equipe de Bolsonaro sobre o Partido Comunista Chinês

Reunião Ministerial do dia 22 de abril (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Economia, Paulo Guedes, teria dito a pessoas próximas que teme o vazamento de trechos censurados da reunião ministerial do dia 22. Segundo ele, falas de ministros na ocasião poderiam comprometer a relação econômica e diplomática do Brasil com a China.

De acordo com a Folha de S.Paulo, os trechos não divulgados da reunião contêm críticas ao Partido Comunista Chinês, do líder Xi Jinping. Há também comentários sobre um suposto envolvimento do serviço secreto chinês em crises no continente americano.

Ainda segundo o jornal, Guedes pediu ao presidente Jair Bolsonaro que oriente ministros a evitar novas críticas à China. A principal preocupação de Guedes é que crise diplomática afete o comércio exterior com o país asiático.

A possível crise também tem preocupado a cúpula militar, que quer que o Ministério de Relações Exteriores antecipe um possível confronto. Militares teriam pedido ao Itamaraty entre em contato nesta semana com o governo chinês para reafirmar a parceria comercial entre os dois países.