Haddad afirma que governo Bolsonaro fracassou na Educação e "não há mais como recuperar"

"Nós estamos no quarto ministro da Educação de um governo fracassado nessa área", declarou o ex-ministro

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro Fernando Haddad participou nesta terça-feira (14) de um debate realizado pelo Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a Educação em tempos de pandemia. O candidato do PT às eleições de 2018 criticou a gestão do presidente Jair Bolsonaro na área.

"Nós estamos no quarto ministro da Educação de um governo fracassado nessa área. Não há mais como recuperar o governo nessa área", afirmou o ex-ministro, que defendeu o legado dos governos do PT na Educação, destacando o projeto do Reuni e a criação do Enem.

Para Haddad, a universidade tem conseguido resistir a um projeto de desmonte que estaria sendo encampado pelo governo Bolsonaro. "A universidade está firme e forte nos seus propósitos enquanto o governo cai pelas tabelas na área da educação porque não tem projeto a não ser o seu desmonte", declarou, criticando o programa Future-se do ex-minsitro Abraham Weintraub.

O ex-ministro Renato Janine Ribeiro também participou do debate e destacou o papel das universidade no combate à ameaça do fascismo. "Nós temos a ciência, o conhecimento, as pesquisas. A posição da universidade tem que ter um papel de liderança. Não somos vítimas. Estamos sim vivendo uma situação ruim, mas quem tem o futuro somos nós, é o nosso conhecimento", declarou.

Além de Haddad, também participaram o ex-ministro Renato Janine Ribeiro, o vice-reitor Carlos Frederico e a professora Giovana Xavier. A mediação foi da pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes.

https://www.youtube.com/watch?v=YcbqoUtL6YE&feature=youtu.be