Haddad: "Bolsonaro cultiva a ditadura"

Em entrevista, Haddad disse acreditar que o presidente está enfraquecido, mas não descarta a possibilidade de reeleição

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Fernando Haddad (PT) disse em entrevista ao programa Poder em Foco, transmitido pelo SBT, que Bolsonaro não um democrata e que "se puder, exercerá o poder absoluto". "Bolsonaro cultiva a ditadura, disse o ex-candidato à presidência da república".

Indagado sobre o que ocorreria se Bolsonaro tivesse oportunidade de fechar o Congresso, Haddad disse que "a convicção de que ele vai exercer o poder absoluto de puder. Ele não é um democrata. Se puder, ele exerce poderes ditatoriais. O Bolsonaro é exatamente isso, é um candidato a ditadura".

Haddad acredita que o presidente está enfraquecido popularmente.

"É que ele não está popular, então fica limitado. Mas ele não tem compromisso com a democracia, nenhum", afirma Haddad.

Sobre a possibilidade de reeleição de Bolsonaro em 2022, Haddad disse acreditar que sim, devido crença de parcela da população em uma possível volta da ditadura.

"Acredito que sim. Se você fizer uma pesquisa no Brasil de quantas pessoas querem a volta da ditadura, vai ver que esse número quase nunca foi inferior a 20%. E o Bolsonaro de alguma maneira representa esse anseio. Quem vota no Bolsonaro de certa maneira tem a esperança de que ele venha a fechar o regime. Fechar o Congresso, cassar a oposição, fechar o Supremo. Acho que existe da parte de 15%, 20% da população uma má compreensão do que é a democracia", disse Haddad.