Fórumcast, o podcast da Fórum
18 de setembro de 2018, 15h25

Haddad cresce 16% e dispara na frente em Pernambuco, diz JC/Ibope/TV Globo. Analistas dizem que ainda é pouco

Lula ainda tem 20% das intenções na espontânea em Pernambuco. Esse percentual deve ser repassado para Haddad nos próximos dias”, comentou um cientista político

Lula e Haddad. Foto: Ricardo Stuckert

Fernando Haddad cresce 16 pontos percentuais nas intenções de votos e assume a liderança disparada. Este é o resultado da primeira pesquisa JC/Ibope/TV Globo sobre a corrida presidencial em Pernambuco após o ex-prefeito de São Paulo ser oficializado como o candidato do PT no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em levantamento registrado em 5 de setembro, Haddad tinha 10% e agora aparece com 26%. Em segundo, vem Jair Bolsonaro (PSL) que cresceu de 12% para 17%, no mesmo intervalo.

Ciro Gomes (PDT) caiu dentro da margem de erro de 13% para 12%. Marina Silva (Rede), que na segunda rodada aparecia com 15% das intenções de votos, caiu para 8%. Geraldo Alckmin (PSDB) também se manteve estável dentro da margem de erro e de 6% caiu para 5%.

“Haddad teve um crescimento de 1,4% por dia. É uma disparada, sem dúvida. A transferência dos votos de Lula é clara. Mas é preciso estar atento a outro ponto: Bolsonaro também cresceu”, comentou a cientista política e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Débora Thomé.

O número de brancos e nulos caiu de 27% para 17% nos últimos 12 dias. “Essa redução mostra que, em Pernambuco, os eleitores estão decidindo se posicionar para presidente e esse é um movimento que pode significar muito nessas eleições tão pulverizadas”, explicou o cientista político e professor da FGV-RJ Sérgio Praça.

Ele ainda alerta que os próximos levantamentos devem mostrar um enfraquecimento da ascensão de Bolsonaro e um crescimento ainda maior de Haddad. “Pernambuco é um Estado com perfil mais esquerdista e candidatos da direita tendem a ter menos sucesso”, analisou Praça.

E é bom ficar atento ao fato de Lula ainda ter 20% das intenções na espontânea em Pernambuco. Esse percentual deve ser repassado para Haddad nos próximos dias”, comentou o cientista político.

No próximo fim de semana, Fernando Haddad estará em Pernambuco. De acordo com presidente do PT no Estado, Bruno Ribeiro, o presidenciável terá agenda de campanha sábado (22) e domingo (23) no Recife, Caruaru e Petrolina.

Com informações do JC Online

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum