Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de janeiro de 2019, 08h34

Haddad debate com ex-premiês europeus a formação de frente contra a extrema direita

“A extrema direita está ganhando peso no mundo, para cortar direitos e fazer o ajuste neoliberal em cima dos trabalhadores”, disse Haddad

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) se encontrou com Felipe Gonzáles e Zapatero, ex-primeiros ministros da Espanha. O assunto do encontro é a formação de uma frente internacional de solidariedade e mobilização contra a extrema direita, a Frente Progressista Internacional.

Participou também da reunião o ex-governador Tarso Genro (PT). Os dois também estiveram com dirigentes do Podemos. As informações são da coluna de Mônica Bergamo.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

A reunião desta terça-feira (22) será com membros da Geringonça, coalizão de partidos que governa Portugal, em Lisboa.

O ex-prefeito já esteve com Bernie Sanders, nos Estados Unidos, com José Mujica, no Uruguai e deve viajar para a Alemanha, em março.

Em entrevista ao Brasil de Fato, em novembro do ano passado, Haddad advertiu: “o que está caracterizado hoje é que este não é um movimento local. A extrema direita está ganhando peso no mundo, para cortar direitos e fazer o ajuste neoliberal em cima dos trabalhadores. E eles estão juntando isso a uma pauta regressiva, do ponto de vista da cultura, para legitimar o desmonte do Estado de bem-estar social. É disso que se trata”, disse.

Veja também:  "Não há hipótese de eu não vencer!", exclama Haddad em tuíte que viralizou nas redes

O ex-prefeito lembrou ainda que “nós temos que nos contrapor a isso, e existem forças no mundo dispostas a se organizar. Inclusive, porque eles usam métodos baixos para fazer valer os seus interesses. Essa manipulação de informações via redes sociais, patrocinada por grandes empresários, sobretudo os barões americanos do petróleo, está saltando aos olhos”, encerrou.

Agora que você chegou ao final desse texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum