O que o brasileiro pensa?
30 de maio de 2020, 18h18

Haddad, FHC, Dino, Boulos e Huck lançam manifesto que pede novo “Diretas Já”

Diversos artistas e intelectuais integram o movimento "Estamos Juntos" que "defende a vida, a liberdade e a democracia"

Chico César em ato em defesa de Diretas em 2017 | Foto: Diretas Já/Mídia Ninja

Além do manifesto de juristas e da campanha “Somos 70 porcento”, um outro movimento de unidade foi lançado neste sábado contra o governo de Jair Bolsonaro, apesar de não citá-lo diretamente. Lideranças políticas, da cultura e da sociedade civil lançaram o “Estamos Juntos” pregando uma mobilização similar à das “Diretas Já”.

“Como aconteceu no movimento Diretas Já, é hora de deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum. Esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia”, diz trecho do manifesto.

“Defendemos uma administração pública reverente à Constituição, audaz no combate à corrupção e à desigualdade, verdadeiramente comprometida com a educação, a segurança e a saúde da população. Defendemos um país mais desenvolvido, mais feliz e mais justo”, diz ainda.

Entre os signatários estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-candidatos à presidência Guilherme Boulos e Fernando Haddad, o governador Flávio Dino, do Maranhão, a ex-candidata a vice Manuela D’Ávila e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão. Diversos parlamentares também se uniram à lista.

Muitos artistas e intelectuais também se uniram ao manifesto. Entre eles, os cantores Caetano Veloso e Chico César, a cantora Fafá de Belém, o apresentador Luciano Huck, as atrizes Marieta Severo, Taís Araújo e Patrícia Pillar, a filósofa Marcia Tiburi, o ator Antonio Pitanga, a economista Laura Carvalho, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o médico Dráuzio Varela, o comentarista Walter Casagrande.

Confira aqui a íntegra do manifesto e a lista de signatários.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum