Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de junho de 2018, 13h32

Haddad fica só atrás de Bolsonaro com apoio de Lula, diz nova pesquisa XP

Já no cenário em que Lula aparece, o ex-presidente lidera com folga, com 29% das intenções de votos

De acordo com pesquisa contratada pela XP Investimentos e divulgada na manhã desta sexta-feira (15), quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) é identificado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de votos, perdendo apenas para Jair Bolsonaro (PSL), que fica com 20%.

Pesquisa XP com Haddad identificado como candidato de Lula. Foto: Reprodução Gráfico XP

Bolsonaro oscilou ainda um ponto para baixo com relação à última pesquisa XP, divulgada no último dia 7 de junho, quando tinha 21%. Naquele levantamento, Haddad já aparecia com os mesmos 11% das intenções de votos quando era identificado como candidato de Lula.

Lula lidera com folga

Já no cenário em que Lula aparece, o ex-presidente lidera com folga, com 29% das intenções de votos. Lula também oscilou um ponto para baixo com relação ao levantamento anterior, quando aparecia com 30% das intenções.

Lula lidera com folga. Foto: Reprodução Gráfico XP

Queda de Bolsonaro

A trajetória descendente de Bolsonaro também está registrada nos cenários de segundo turno. Neste levantamento, ele está atrás de Lula (42% para 34%, contra um pico de 36% x 38%) e tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede) (34% para 38%).

O pico de intenções de voto de Bolsonaro nas pesquisas da XP, de 26%, foi registrado na última semana de maio. Em duas semanas, o apoio identificado pelo levantamento caiu 5 pontos no cenário sem Lula, com Fernando Haddad como candidato do PT.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum