Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
28 de Maio de 2019, 15h45

Haddad questiona pedido de Bolsonaro para efetuar ações policiais em universidades: “O nome disso é fascismo?”

Erika Kokay também protestou contra a medida do governo: “O que Bolsonaro quer é autorização para perseguir estudantes e professores!”

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), reagiu à notícia de que Jair Bolsonaro (PSL), por intermédio da Advocacia-Geral da União (AGU), solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para realizar operações policiais em universidades públicas e privadas para apurar irregularidades eleitorais.

Haddad usou sua conta no Twitter para criticar a medida: “O nome disso é fascismo?”, questionou, postando junto uma reportagem a respeito do tema.

O pedido foi feito antes do segundo turno da eleição de 2018, mas a AGU da atual gestão opinou dentro de ação. Raquel Dodge, procuradora-geral da República (PGR), pediu suspensão de operações, após nove estados terem sido alvos de ações para averiguar denúncias de campanhas político-partidárias dentro das instituições.

“Ressalte-se que a universidade deve sim ser reconhecida como um espaço de livre debate de ideias, mas sem a prevalência de corrente de pensamento específica, e que, eventualmente, essa parcialidade possa interferir no processo eleitoral de forma ilegal”, disse a AGU.

Pensamento crítico

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também foi ao Twitter para protestar contra a medida do governo: “É muito claro que a liberdade de expressão e o pensamento crítico são inimigos desse governo autoritário. O que Bolsonaro quer é autorização para perseguir estudantes e professores!”, declarou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum