Haddad vai visitar Kalil, prefeito de BH, e aumenta especulação sobre vice

Viagem é a primeira que o petista pretende fazer visando 2022. Gleisi Hoffmann também participa do encontro

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), um dos principais nomes do partido para as eleições presidenciais de 2022, visitará o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), na próxima quinta-feira (25).

Há a especulação de que o movimento do petista tenha como foco a busca por aliados estaduais para a próxima disputa eleitoral – Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país -, mas também por possíveis vices.

“Aliança nos estados é importante. O Kalil pode ser um candidato apoiado por nós. O importante é conseguir palanque para o Haddad”, afirmou Washington Quaquá, um dos vice-presidentes nacionais do PT, em entrevista ao jornal O Globo.

Para a tesoureira nacional do PT, Gleide Andrade, que é de Minas, a aproximação com Kalil se justifica pela postura do prefeito em relação ao governo Bolsonaro.

“Ele é de longe o prefeito, pelo menos das capitais, que mais enfrenta o bolsonarismo”, disse ao jornal.

Segundo informações da prefeitura de Belo Horizonte, também vão participar do encontro a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e outros dirigentes, como o ex-ministro Luiz Dulci.

Kalil foi reeleito no ano passado no primeiro turno com 63,36% dos votos válidos. Ele atualmente cogita uma candidatura ao governo de Minas, mas trata-se de algo ainda não definido.

Sobre o encontro com Haddad, no entanto, ele disse apenas que recebe “todo mundo com a maior educação”. Ele também nega ser contra Bolsonaro, afirmando que já o presidente o visitou duas vezes.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR