Hashtag “Li a MP” desmente Bolsonaro e vai parar em primeiro nos TTs

Bolsonaro diz que “a referida MP, ao contrário do que espalham, resguarda ajuda possível para os empregados”

Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) fez postagem, em sua conta do Twitter, nesta segunda-feira (23), onde afirma que “a referida MP, ao contrário do que espalham, resguarda ajuda possível para os empregados”.

Por conta disto, a hashtag “Li a MP” foi parar entre os assuntos mais comentados, chamando Bolsonaro de mentiroso.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1242071606274535426

“Esclarecemos que a referida MP, ao contrário do que espalham, resguarda ajuda possível para os empregados. Ao invés de serem demitidos, o governo entra com ajuda nos próximos 4 meses, até a volta normal das atividades do estabelecimento, sem que exista a demissão do empregado.”

Medida Provisória editada neste domingo por Bolsonaro autoriza empresas a suspender o contrato de trabalho com funcionários por até quatro meses durante a pandemia do coronavírus.

O texto da MP diz ainda que empresários não precisam pagar salário ao trabalhadores durante este período, apenas fornecer cursos online e manter benefícios, como plano de saúde.

Ainda, caberá à negociação individual a decisão de manter ou não alguma “ajuda compensatória mensal” ao trabalhador, mas que não deve ter “caráter salarial”.

De acordo com o texto, tal decisão terá “valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual”.