#Fórumcast, o podcast da Fórum
02 de outubro de 2019, 07h11

Helena Chagas: A Lava Jato piscou e já há clima no STF para soltar Lula

Até mesmo setores militares que viviam fazendo declarações em tom de ameaça sobre a libertação de Lula se calaram. Há clima político para que o ex-presidente seja solto

Por Helena Chagas em Os Divergentes

Nem tão depressa que pareça estar cedendo a Lula, e nem tão devagar como vem sendo até agora, o STF vai retomar o julgamento do habeas corpus da defesa do ex-presidente, que questiona a imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro e pede a anulação da sentença. As apostas entre advogados que circulam na Corte é de que, em algumas semanas, o Supremo solte Lula – e por aí pode ser acertada a estratégia de radicalização do ex-presidente, que não aceita a progressão para o regime semiaberto ou domiciliar. Isso não quer dizer que o Supremo vai anular a sentença de Moro.

Há sempre um caminho do meio, sobretudo quando se trata da Suprema Corte tupiniquim. No caso de Lula, a solução poderá ser a libertação do ex-presidente em caráter temporário enquanto o STF determina a investigação das mensagens do The Intercept e de outros elementos levantados pela defesa para sustentar a argumentação sobre a parcialidade de Moro.

Até pouco tempo atrás – junho, por exemplo, quando foi interrompido o julgamento na Segunda Turma – o STF não se encorajava a tomar uma decisão favorável ao ex-presidente. Interrompeu o julgamento pela ausência do decano Celso de Mello, o voto decisivo de desempate, e deixou tudo por isso mesmo. De lá para cá, porém, o clima mudou. Muitas revelações do Intercept, desgastes seguidos de Moro e da força tarefa e a aliança entre a cúpula da Corte e o governo Bolsonaro compõem um novo quadro.

Até mesmo setores militares que viviam fazendo declarações em tom de ameaça sobre a libertação de Lula se calaram. Há clima político para que o ex-presidente seja solto. E não é por outra razão que o procurador Deltan Dalagnol e sua força tarefa pediram para ele a progressão de regime para semiaberto ou domiciliar, inclusive sem o pagamento da multa imposta pela Justiça. Preferem isso a vê-lo solto pelo Supremo, em mais uma derrota para eles. A Lava Jato piscou.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum