Humberto Costa denuncia que prefeito de Cerro Grande (RS) levou dinheiro para financiar atos de 7 de setembro

Senador do PT pede investigação sobre possível financiamento ilegal nos atos antidemocráticos de 7/9

Gilmar João Alba. Foto: Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Os senadores da CPI da Covid pedem que o ministro do STF Alexandre de Moraes abra investigação contra o prefeito de Cerro Grande do Sul, Gilmar João Alba (PSL), por suposto financiamento ilegal dos atos antidemocráticos marcados para o dia 7 de setembro. O pedido acontece depois da denúncia do senador Humberto Costa (PT-PE) referente a apreensão pela Polícia Federal, de R$ 505 mil no aeroporto de Congonhas (SP). O caso aconteceu na última quinta-feira, 26 de agosto.

“Temos indícios que esse recurso viria para financiar esse ato contra a democracia do dia 7 de setembro. Mas não somos nós que vamos investigar. Por isso, peço que envie ao ministro Alexandre de Moraes para que ele possa tomar as medidas cabíveis”, afirmou o senador do PT.

Após o pronunciamento, Costa pediu ao presidente da CPI, Omar Aziz, que encaminhe o pedido de investigação ao ministro Moraes e recebeu o apoio do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP):

“Essa informação dá conta do financiamento de crimes contra ordem democrática. É urgente o encaminhamento, a partir da notícia do fato, para tomada de todas as previdências. Pode dar conta de um fio de meada, de um esquema criminoso de financiamento de atos contra a democracia”, disse o senador.

 E de Eliziane Gama (Cidadania-MA) questionando a máxima do Presidente da República e apoiadores de que as manifestações são espontâneas:

“Se não há investimento financeiro, por que tem inquérito no STF que atesta investidores?”.

Aziz disse ter conhecimento da conexão entre a apreensão da Polícia Federal e os atos antidemocráticos e que irá encaminhar prontamente o pedido de investigação ao ministro Moraes que é relator do inquérito que apura envolvimento de atores políticos na disseminação de fake news e a organização de atos antidemocráticos contra a Corte pelo país.

Lista de investigados pela CPI da Covid atualizada

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL) começou a sessão de hoje da CPI da Covid atualizando a lista de investigados pela comissão com mais nove nome:

  • Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho;
  • Osmar Terra (MDB-RS), deputado federal;
  • Cristiano Carvalho;
  • Emanuela Medrades;
  • Helcio Bruno de Almeida, coronel;
  • Luciano Hang, empresário;
  • Luiz Dominghetti, policial que se apresenta como representante da Davati;
  • Marcelo Bento Pires, coronel;
  • Regina Célia.

A sessão começou com a expectativa de ouvir o depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves Dias, antecipado por conta da internação do advogado e suposto sócio oculto da FIB Bank, Marcos Tolentino da Silva, que estava marcado para hoje, 01.