Humberto Martins, do CNJ, vai concentrar ação contra desembargador que humilhou GCM em Santos

Corregedor deu um prazo de 15 dias para que Eduardo Almeida preste informações sobre tentativa de "carteirada" contra guarda municipal

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Humberto Martins, anunciou neste domingo (19) que vai apurar a tentativa de "carteirada" do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), contra um guarda municipal de Santos, no litoral paulista.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o desembargador humilhando o guarda municipal e rasgando uma multa que recebeu por não usar a máscara de proteção ao coronavírus. Além de chamar o policial de analfabeto, Siqueira também tentou dar uma "carteirada" ao ligar para o secretário municipal de Segurança Pública, Sérgio Del Bel.

De acordo com o ministro Humberto Martins, "os fatos podem caracterizar conduta que infringe os deveres dos magistrados estabelecidos a Loman [Lei Orgânica da Magistratura Nacional] e no Código de Ética da Magistratura". Segundo o jornal O Globo, ele também deu o prazo de 15 dias para que Eduardo Almeida preste informações.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), divulgou uma nota no domingo criticando a “arrogância e prepotência” do desembargador.

“Para todos aqueles que desejam fazer valer os seus interesses e os seus direitos, mas que se esquecem da obrigação de prestar contas de seus atos à sociedade da qual fazem parte, é necessário lembrar que o Santista não tolera esse comportamento e eu, enquanto prefeito da cidade, repudio veementemente essas ações irresponsáveis. Santos não é a cidade da carteirada”, afirma o prefeito.

A prefeitura de Santos já tinha informado que está é a segunda vez que Siqueira é multado por desrespeitar o decreto municipal que obriga a utilização de máscara em razão da pandemia de coronavírus. Nos dois casos, ele atacou os agentes e rasgou as multas.