IBGE: 11,9 milhões de trabalhadores continuam desempregados no Brasil

Junto a esse contingente, somam-se 26,4 milhões de subutilizados (23,2%), que vivem de bicos, segundo dados divulgados pelo IBGE

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 11,9 milhões de brasileiros continuam desempregados no país. O número é equivalente a 11,2% da força de trabalho nacional no trimestre encerrado em janeiro.

Leia também: Petrobras corta 5,3 mil empregos no primeiro ano do governo Bolsonaro

Junto a esse contigente, somam-se 26,4 milhões de subutilizados (23,2%), que vivem de bicos.

Outros 38,3 milhões de trabalhadores - 40,7% - estão empregados no mercado de trabalho informal. No trimestre anterior, essa taxa havia sido 41,2% e no mesmo trimestre do ano anterior, 40,6%.

Na comparação com o trimestre terminado em outubro, a população fora da força de trabalho (que não estão procurando emprego e nem trabalhando) aumentou em 1,3% , o que equivale a um contingente de 873 mil pessoas. Com isso, o total de pessoas fora da força de trabalho chegou a 65,7 milhões.

"Foi uma das maiores expansões da inatividade para um mês de janeiro", afirmou. Ela explicou, porém que o aumento da população fora da força de trabalho é comum em janeiro, supostamente em função das férias escolares.

Já o número de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego) se manteve em 4,7 milhões, estatisticamente estável em ambas as comparações.