Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de setembro de 2019, 18h15

Ibope: 53% dos brasileiros consideram governo Bolsonaro igual ou pior ao de Temer

Os índices de Bolsonaro são piores nas regiões do Nordeste e nas periferias

Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

A pesquisa do CNI/Ibope publicada nesta quarta-feira (25) aponta que mais da metade da população vê o governo Bolsonaro como igual ou pior do que o governo de Michel Temer, o mais mal avaliado desde a redemocratização. A mesma pesquisa pontou que o presidente atingiu índices piores do que todo o governo Lula. No Nordeste e nas periferias os índices são piores para o ex-capitão.

Segundo o levantamento realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, 33% da população vê o governo Bolsonaro como igual ao de Temer e 20% como pior, somando 53% da população, equiparando os dois presidentes. Apenas 43% enxerga que Bolsonaro faz um governo melhor que o do emedebista, que saiu de cena com uma avaliação ínfima, de apenas 5% de Bom/Ótimo e 9% de aprovação na maneira de governar.

Rejeição no Nordeste

A comparação é ainda pior na região Nordeste do Brasil, alvo de ataques do presidente. 29% veem Bolsonaro como pior do que Michel Temer e 34% como igual, atingindo 63% de Igual/Pior. Entre os moradores do Nordeste, apenas 34% enxergam o atual presidente como melhor que o anterior, que ascendeu ao governo através de um golpe.

Na região, o presidente também apresenta sua pior avaliação. 65% dizem não confiar em Bolsonaro, 47% avaliam o governo como Ruim/Péssimo e 61% desaprovam a forma como o presidente governa.

Periferias

No recorte de condição de moradia, os residentes nas periferias também apresentam uma rejeição maior ao governo. 58% dizem não confiar no presidente, 56% desaprovam a maneira de Bolsonaro governar e 41% avaliam a gestão como Ruim/Péssimo. Além disso, 55% dos moradores de periferia enxergam Bolsonaro como Igual/Pior que Temer. Todos índices são mais desfavoráveis do que nos dois outros recortes: Capital e Interior.

Números totais

Os números apresentados pelo Ibope mostram um governo cada vez mais fragilizado em apenas 9 meses de mandato. Com 34% de Ruim/Péssimo (contra 31% de Bom/Ótimo), 50% de desaprovação (contra 44%) e 55% de pessoas que dizem não confiar no presidente (contra 42%), Bolsonaro tem índices piores do que o governo Lula durante a emergência do Mensalão e o governo Dilma durante as marchas de Junho de 2013.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum