terça-feira, 27 out 2020
Publicidade

Ibope mostra candidata de Chico Rodrigues, o senador do dinheiro na cueca, fora do segundo turno em Boa Vista

O senador do DEM era um dos cabos eleitorais de Shéridan (PSDB)

Em meio à repercussão do caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro entre as nádegas na quarta-feira (14) em uma operação da Polícia Federal, o Ibope realizou sua primeira pesquisa eleitoral sobre a situação de Boa Vista. O levantamento, encomendado pela Rede Amazônica, foi divulgado nesta sexta-feira (16) e coloca a candidata apoiada por Rodrigues, a deputada federal Shéridan (PSDB), como líder de rejeição.

Quem aparece em primeiro na pesquisa é Arthur Henrique (MDB) – apoiado pela atual prefeita Teresa Surita -, com 28% da intenções de voto, seguido de perto por Ottaci (Solidariedade), com 23%. Os dois estão empatados tecnicamente segundo a margem de erro de 4 pontos percentuais.

Em um segundo bloco aparecem Nicoletti (PSL), com 10% e Shéridan Oliveira (PSDB), com 8%. Logo atrás estão Linoberg (Rede) e Luciano Castro (PL), ambos com 6%.

Gerlane (PP) e Pastor Isamar (Podemos) marcam 2%, enquanto Fábio Almeida (PSOL) e Wilson Précoma (PCO) têm 1%. Shaolyn Gomes (PMN) não foi citado. Brancos e nulos são 6% e 8% não sabem.

A líder de rejeição é Shéridan, com 53% dos eleitores dizendo que não votariam nela de jeito nenhum. A candidata é apoiada pelo governador Antonio Denarium (ex-PSL) e por Rodrigues. A operação da Polícia Federal que atingiu a Secretaria Estadual de Saúde e o senador pode ter impactado na rejeição da deputada. As entrevistas foram realizadas entre 14 – quanto ocorreu a operação – e 16 de outubro.

A parlamentar chegou a apagar uma foto ao lado de Rodrigues em que elogiava o senador. “Conheço esses grandes politicos ha muito tempo. Alguns, desde que eu era pequena. Os senadores Chico Rodrigues e Mecias de Jesus têm prestado enormes serviços à população de Boa Vista desde sempre”, dizia.

O segundo candidato mais rejeitado é Ottaci, com 34%. Castro aparece logo atrás, com 24%, seguido por Nicoletti, com 23%. Os demais tiveram 15% ou menos de rejeição.

Ottaci e Linoberg

Fora das pesquisas, os candidatos de Solidariedade e Rede travam uma disputa judicial pelo apoio do PT. Enquanto a direção municipal do partido definiu que ficará com Ottaci, a Nacional decidiu que a legenda deve seguir com Linoberg, por maior proximidade ideológica. O PT é o partido que mais rende tempo de TV aos candidatos.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.