Ibope: Paes cresce no Rio; Crivella, Martha e Benedita seguem em empate técnico

O ex-prefeito, do DEM, chegou a 30% segundo levantamento encomendado pela TV Globo e ameaça definir a disputa no primeiro turno

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do Ibope encomendado pela TV Globo divulgado nesta quinta-feira (15) revelou que entre os quatro primeiros colocados na pesquisa, apenas o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) cresceu. Segue um empate técnico na segunda colocação.

Paes passou de 27% para 30%. Nos votos válidos, isso representa cerca de 41%, demonstrando que o candidato tem possibilidades de encerrar com a disputa ainda no primeiro turno.

Logo atrás do ex-prefeito aparece o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), com os mesmos 12% de antes. Ele é seguido por Marta Rocha (PDT), com 8%, e Benedita da Silva (PT), com 7%.

Entre os candidatos que estão mais atrás, houve alterações no cenário. Bandeira de Mello (Rede) e Renata Souza (PSOL) passaram de 2% para 3% cada. Luiz Lima (PSL) subiu de 1% para 3%. Cyro Garcia (PSTU) oscilou de 3% para 2%.

Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB) registram 1%. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos são  23%; 5% não souberam responder.

Foram ouvidos 1.001 eleitores entre 13 e 15 de outubro.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Paes surge com 22%, seguido de Crivella com 9%. Benedita ocupa a terceira posição com 3%. Martha Rocha tem 3% e Luiz Lima marca 2%. Bandeira de Mello e Renata Souza aparecem com 1% cada.

Segundo turno

O Ibope mediu também um cenário de segundo turno entre Paes e Crivella. O ex-prefeito bate o atual mandatário com uma ampla margem. O candidato do DEM tem 50% enquanto o bispo aparece apenas com 21%.

Pesquisa RealTime/Record

Nesta sexta também foi revelado o segundo levantamento da pesquisa RealTime BigData encomendada pela TV Record. Na pesquisa, Crivella apresentou uma queda que o fez empatar tecnicamente com Rocha e Benedita pela primeira vez. Paes também subiu.